Blog

Os melhores livros para investidores iniciantes

Os melhores livros para investidores iniciantes

A leitura é uma das formas de obter conhecimento e prazer.

Ainda hoje, falar sobre dinheiro para a grande maioria da população é tão complexo que este tema acaba sendo um dos assuntos mais inexplorados. Isso porque falta educação financeira, um aprofundamento neste assunto que deveria ser comum a todos, afinal de contas, todos nós temos que gerenciar nossas finanças.

 

Os melhores livros para investidores

Falamos a seguir de alguns livros que podem transformar a sua vida em relação às finanças pessoais e em educação financeira. A leitura é uma das formas mais comuns de obtenção de conhecimento. Conhecimento este que é um bem que não se perde, mas se valoriza quando se sabe usar.

Infelizmente no Brasil a leitura é uma atividade pouco praticada. Dados do Instituto Pró-Livro mostram que a leitura é um hábito para apenas 56% da população. É considerado leitor aqueles que leram um livro nos últimos três meses.

Listamos a seguir cinco passos para você que ainda não pratica a leitura mas reconhece que precisa começar esse hábito:

  • Não leia obrigado: em algum momento a obrigação pode trazer traumas. Comece lendo coisas de seu interesse;
  • Estabeleça metas: seja realista, mesmo que tenha uma meta pequena, o importante é conseguir atingir a meta e ir aumentando gradativamente;
  • Não force leituras longas: não se sinta obrigado. Contos são ótima opção de começo;
  • Conheça bibliotecas e livrarias: se entregue ao nível de conhecimento destes ambientes, pelo desejo da leitura;
  • Esteja confortável: se já atingiu o hábito da leitura, conseguirá ler em qualquer lugar e em qualquer posição. Caso contrário, estar confortável é sempre muito importante. A luminosidade do ambiente também é importante para não forçar os olhos.

 

Pai Rico, Pai Pobre

Best seller motivador cujos autores, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, abordam temas como finanças, empreendedorismo e hábitos para a riqueza. Neste livro é definido o termo “corrida dos ratos”, que trata-se de uma sucessão sem fim entre a elevação de padrão de vida conforme se aumentam as receitas (quem ganha mais, gasta mais). Dessa forma não se enriquece, pois o capital é utilizado na manutenção do custo de vida.

Os autores falam ainda sobre a importância da educação financeira e o valor de dividir estes conhecimentos com os filhos, preparando-os para o futuro.

 

Quem pensa enriquece

Quem pensa enriquece, de Nappoleon Hill

Do autor Napoleon Hill. Este se dedicou por vinte anos até descobrir qual o segredo que torna as pessoas milionárias. Até que conseguiu.

Apresenta neste livro as 15 características comuns aos mais ricos do mundo. Estudou mitos como Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller. E a maior semelhança entre essas pessoas, que foi justamente a sua mentalidade.

 

O homem mais rico da Babilônia

De George S. Clason, este livro apresenta a forma de como reproduzir a riqueza e eliminar os problemas financeiros. Promove muito raciocínio ao leitor, apresentando várias parábolas da antiga Babilônia.

A antiga Babilônia era uma região que não possuía riquezas naturais. Suas riquezas foram os homens quem produziram e as racionavam em tempos de fartura. E os habitantes da Babilônia eram os mais ricos homens, por assegurar renda para o futuro, sempre cultivando as habilidades e consciência financeira.

 

The total money makeover

Grande educador financeiro, Dave Ramsey apresenta de forma bem minuciosa e didática o tema organização financeira, sempre relacionando os hábitos pessoais.

Aborda quitação de dívidas, e detalha formas de reserva de emergência, investimentos e dicas de como economizar mais. Mas atenção, o livro não foi traduzido à língua portuguesa.

       

Trabalhe 4 horas por semana

Um livro muito motivador e que sugere que fujamos da rotina para viver onde quisermos e nos tornarmos ricos. Timothy Ferriss aborda muito bem o empreendedorismo focado em produtividade.

Como já orienta o título, este livro busca a reflexão entre dinheiro e tempo, bem como nosso relacionamento com estes dois.

 

Adeus, aposentadoria

Obra de Gustavo Cerbasi mais vendida nos últimos anos, “Adeus aposentadoria” faz o leitor reconhecer que aquela expectativa de parar de trabalhar para viver de renda mensal (seja ela do governo ou privada) está ultrapassada.

A cada dia que passa fica mais complicado viver com a renda da aposentadoria, tendo em vista que a expectativa de vida aumentou junto com os custos de vida e níveis elevados de educação e cultura.

Traz a melhor forma de se vestir, de empreender, de se educar, e gerenciar carreira. Aborda uma proposta prática e acessível a todos que queiram escrever sua história.

 

Os segredos da mente milionária

Best seller de T. Harv Eker, este livro foca na mente humana dos milionários. Lembra alguma similaridade com o livro Quem Pensa Enriquece.

Aborda 17 formas de pensamento e ações dos ricos em relação a outras pessoas. E propaga a ideia de que o dinheiro é que trabalha para nós, não o contrário. Ou você controla o dinheiro, ou ele controlará você.

Se você ainda não tem o hábito da leitura, comece agora, leia um pouco por dia, e em breve estará lendo por prazer, por sua própria vontade. Alguns dos benefícios da leitura envolvem o estímulo à criatividade e as relações interpessoais, o aumento do vocabulário, a expansão da visão de mundo e o aprimoramento do desenvolvimento pessoal, entre outras vantagens.

Quem lê adverte: a leitura é viciante!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *